quarta-feira, setembro 30, 2009

O bicho vai pegar em 2010.

Muitos acreditam que com a popularidade do governo em 75%, o bolsa família atendendo 38 milhões de pessoas, com a economia em ordem e crescendo 5% em 2010 a eleição estaria praticamente ganha. Não será bem assim.
Por isto, a próxima corrida presidencial será a mais ruidosa, concorrida e até a mais violenta dos últimos 50 anos, por isto Lula afirmou recentemente que “O bicho vai pegar em 2010”. A frase é dele, não minha.
O bicho vai pegar porque quem se eleger em 2010 provavelmente será reeleito e fará seu sucessor. Ou seja, são praticamente 12 anos que estão em jogo não somente 4. Podem até ser 16 anos de hegemonia. Por quê?
1. As medidas econômico-administrativas implantadas pela dupla Lula-Meirelles, como juros de 1 dígito, reservas de 270 bilhões de dólares, "investment grade", praticamente garantem que os próximos 10 a 20 anos sejam os melhores anos que o Brasil terá. Repito para os que piscaram os olhos, os melhores anos que o Brasil terá na sua história.
2. Por isto, quem se eleger em 2010 provavelmente será reeleito facilmente e fará seu sucessor.
3. Daí o desespero, pois o PT pode não desfrutar politicamente da bonança que virá, o que seria tecnicamente uma injustiça eleitoral. Winston Churchill não se reelegeu apesar de ser herói nacional da Segunda Grande Guerra, porque o Partido dos Trabalhadores inglês prometeu um plano habitacional, ou seja o povo olha para frente, e não para trás.
4. Este cenário de futuro maravilhoso inclusive atraiu e atrairá vários novos candidatos nanicos, embolando o meio de campo, e acabando com o sonho da eleição plebiscitária PT x PSDB.
5. Com a economia a prova de uma recessão mundial, uma Marina Silva, um Ciro Gomes, têm chances de fazerem um bom governo mesmo vindos de estados fracos, o que antes era impossível com Presidente vindo de Alagoas ou Maranhão, como de fato não ocorreu. Basta agora colocar um Meirelles na Fazenda ou no BC, e cuidar 100% do social que o sucesso de governo está garantido.
Abordarei em comentários futuros sobre a série de medidas que Lula implantou e que serão mantidas qualquer que seja o sucessor. O que complica o discurso continuísta.
Tratarei ao longo deste trimestre o significado do Legado Lula, com o intuito de acalmar os leitores quando o bicho de fato pegar em 2010, a fim de não criar nenhuma nova onda de desespero e fuga de capitais, como ocorre a cada eleição ruidosa.

Nenhum comentário: