quarta-feira, outubro 07, 2009

A atitude de um sábio.

O abade Abraão soube que perto do mosteiro de Sceta havia um ermitão com fama de sábio. Foi procurá-lo e perguntou:– Se hoje você encontrasse uma bela mulher em sua cama, conseguiria pensar que não era uma mulher?
– Não - respondeu o sábio -, mas conseguiria me controlar.
O abade continuou:– E se visse moedas de ouro no deserto, conseguiria ver este ouro como se fossem pedras?
– Não - disse o sábio - mas, conseguiria me controlar para não pegá-lo.
Insistiu o abade Abraão:– E se você fosse procurado por dois irmãos, um que o odeia, e outro que o ama, conseguiria achar que os dois são iguais?
Disse o sábio:– Mesmo sofrendo por dentro, eu trataria o que me ama da mesma maneira que o que me odeia.
– Vou lhes explicar o que é um sábio - disse o abade aos seus noviços, quando voltou. – É aquele que, em vez de matar suas paixões, consegue controlá-las.

Nenhum comentário: