quinta-feira, dezembro 10, 2009

Para o sonho acontecer

O que o gênio da lâmpada e a fada madrinha têm em comum? Eles realizam sonhos. Chegam à vida da personagem quando ela está aprisionada em problemas sem saber como alcançar seus objetivos, e, num estalar de dedos ou chacoalhar de varinha, eis que surge o desejado.
Mas, alto lá!, mesmo nos contos de fadas, há uma prerrogativa para tudo acontecer: é preciso pedir. Isso significa saber qual é o seu sonho, visualizá-lo com detalhes, aceitá-lo e se considerar merecedor dele.
Com a primeira etapa definida, está na hora de perguntar o que se pode fazer para concretizar o sonho. Deixe de lado o gênio da lâmpada e a fada madrinha. Agora é por sua conta e risco. É você quem irá traçar essa trajetória, tão genial e emocionante, de transportar o mundo das idéias para o real. Sabe como? Planejando, executando e alternando soluções.
É importante, também, confrontar o planejamento com o real para remodelar o sonho de acordo com a realidade que se apresenta... Os psicanalistas chamam isso de solução de compromisso. É como se fosse um pacto que você faz consigo mesmo e com a realidade para alcançar o que almeja – sem perder a disposição para realizar os ajustes necessários.
Não há magia nem milagre. Se você reconhece o sonho e já percebeu que ele é factível, está na hora de entrar com o plano de ações. Caneta e papel na mão. Escreva o que quer, em detalhes, e marque uma data para começar – hoje mesmo, por que não?, e o período no qual espera alcançá-lo. Não esqueça: você é o protagonista da história.
Pra começar, trace objetivos; pergunte-se se esses sonhos são factíveis, e se dá para torná-los possíveis com ajustes e adaptações.
A seguir vem a fase das escolhas. Saiba que realizações exigem empenho, tempo e dedicação. Por isso, é importante saber se você está investindo no que realmente trará felicidade. Diante de dúvidas, como “caso ou viajo pelo mundo?”, você terá de escolher uma direção.
Chegou a hora de planejar. Realizar um sonho pode ser algo demorado. E as conquistas desse caminho acontecem sem afobação ou rigidez. É preciso prever tempo para acidentes de percurso. Tropeços e erros não são sinais de fracasso. Uma dose de tolerância, sem perder o foco no futuro, ajudará a continuar. É uma questão de reformular os prazos, sem desanimar. Os fatos imprevisíveis nos impulsionam para a frente e nos fazem acumular sabedoria para progredir.
Outro ponto importante: adaptação. Quanto maior o grau de flexibilidade, mais chances de ser bem-sucedido. Essa é uma unanimidade entre os especialistas quando o assunto é concretizar os sonhos. É fundamental abrir possibilidades, pensar em alternativas e modificar seu comportamento de acordo com o que a realidade lhe apresenta.
Caminhar em direção ao sonho é isto: sempre voltar ao planejamento e evoluir com ele, se moldando às situações sem negar a realidade

Nenhum comentário: